Alagoas realiza evento alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção

COMPARTILHE

Compartilhe emtwitter
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emwhatsapp

Ascom/CGE
Elaine Gonzaga

Com o apoio do Fórum de Combate a Corrupção (Focco-AL), a Controladoria Geral da União (CGU) realiza em 09 de dezembro o seminário que marca o Dia Internacional Contra a Corrupção. Este ano o evento, aberto à sociedade, ocorrerá em Arapiraca no auditório do Planetário da cidade.

Previsto para 9 horas, o seminário terá início com o debate sobre o “Papel das instituições democráticas no combate à corrupção”, painel apresentado pelo Advogado da União, André Luiz de Almeida Mendonça.

Em seguida, os participantes acompanharão o segundo painel que tem como tema “O combate à corrupção em Alagoas”, destacando o papel do Ministério Público Estadual (MPE), resultados alcançados, dificuldades e a participação social na luta contra a corrupção. O assunto será abordado pelo Procurador-Geral de Justiça do MPE/AL, Sérgio Rocha Cavalcante Jucá.

Após as conferências se seguirá o debate mediado pelo advogado Antônio Carlos Gouveia. O evento será finalizado com a peça de teatro: Dona Formiga, Compadre Tatu e o Imposto de renda promovido pelo Parlamento Jovem com o Grupo de Educação Fiscal da Receita Federal.

DICC

O Dia Internacional Contra a Corrupção (DICC) é comemorado desde 09 de dezembro de 2003, quando governos de diversos países assinaram, na cidade de Mérida, no México, a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, assumindo o compromisso de fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo.

A comemoração é simultânea em diversos estados brasileiros com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de atitudes e de habilidades necessárias ao exercício de direitos e deveres na relação recíproca entre o cidadão e o Estado. O objetivo é ainda promover ainda a cidadania e o fortalecimento do controle social com ações de prevenção e combate à corrupção e transparência na gestão pública e controle social.

O Dia Internacional Contra a Corrupção tem como público-alvo agentes públicos, estudantes e a sociedade civil. A edição deste ano tem como parceiros a Controladoria Geral do Estado de Alagoas (CGE/AL), Ministério Público do Estado (MPE/AL), Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Advocacia Geral da União (AGU) e apoio da prefeitura de Arapiraca e da Policia Militar de Alagoas (PMAL).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dia Internacional Contra a Corrupção

  O Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas – Focco/AL convida todos os interessados para participarem das atividades comemorativas do Dia Internacional Contra a Corrupção. Na ocasião os órgãos