Skip to content
  • Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • ESMPU lança vídeos para orientar cidadão a fiscalizar a aplicação de recursos públicos

ESMPU lança vídeos para orientar cidadão a fiscalizar a aplicação de recursos públicos

COMPARTILHE

Série de tutoriais ensina a pesquisar dados de sistemas governamentais, mostrando, por exemplo, formas de acompanhar o orçamento da educação e da saúde, os gastos de campanhas eleitorais, a trajetória de emendas parlamentares. Conteúdo está disponível no site “Fiscalize Também” e no canal da Escola no YouTube

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou, no último dia 29, o site Fiscalize Também, espaço com 16 tutoriais em vídeo que ensinam o cidadão a fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, utilizando ferramentas gratuitas disponíveis na Internet.

O material orienta o usuário no acesso aos sistemas informatizados governamentais, que são abertos a todos os interessados, sem a necessidade de cadastro ou senha. Os vídeos mostram, por exemplo, como obter informações e acessar relatórios sobre orçamento da educação e da saúde de estados e municípios, exploração de minérios, compras e contratos realizados pelo Governo Federal, gastos de campanha dos candidatos às eleições, aplicação dos recursos federais destinados à merenda escolar, trajetória das emendas parlamentares, entre outros dados.

O objetivo é despertar no cidadão a consciência de que ele também pode verificar irregularidades, denunciar a gestão administrativa ineficiente e auxiliar o Ministério Público e outras instituições a combater a corrupção no Brasil. Trata-se de mais uma ferramenta de controle social e de uma tentativa de mobilização da sociedade para que ela participe ativamente do processo de gestão pública. Além dos tutoriais, o site disponibiliza links para os canais de atendimento do Ministério Público da União, a fim de que sejam formalizadas denúncias.

Segundo o procurador regional da República e diretor-geral da ESMPU, Nicolao Dino, “a iniciativa vem ao encontro da ideia de empoderamento dos membros da coletividade, facilitando o manejo de ferramentas destinadas ao controle social e à participação cidadã”.

Para assistir aos vídeos, basta acessar o endereço http://fiscalizetambem.esmpu.gov.br ou o canal da ESMPU no YouTube (http://www.youtube.com/escolampu).

A iniciativa conta com o apoio da Assessoria de Pesquisa e Análise do Ministério Público Federal (ASSPA/MPF) e de diversos órgãos públicos, que gentilmente cederam os servidores responsáveis pelos sistemas informatizados para trabalhar na elaboração dos roteiros e na gravação dos tutoriais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Escola Superior do Ministério Público da União

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dia Internacional Contra a Corrupção

  O Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas – Focco/AL convida todos os interessados para participarem das atividades comemorativas do Dia Internacional Contra a