Skip to content
  • Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • Fórum de Combate à Corrupção debate sobre saúde pública em Alagoas

Fórum de Combate à Corrupção debate sobre saúde pública em Alagoas

COMPARTILHE

Saúde pública foi tema de discussão no Focco/AL (Foto: Andrezza Tavares – Ascom Focco/AL)

O Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas, em sua reunião ordinária do mês de junho, realizada no último dia 05, no Tribunal de Contas da União, debateu sobre a saúde pública no Estado de Alagoas. O secretário-executivo de saúde de Alagoas, Paulo Teixeira, atendeu ao convite do Focco/AL e apresentou um panorama geral das ações que vem sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado na área da saúde. Paulo Teixeira se comprometeu em enviar ao Focco/AL, documento com informações sobre as providências tomadas pelo Estado para responsabilizar as empresas que realizaram as reformas no Hospital Geral do Estado e no Hospital Escola Santa Mônica, os quais tiveram problemas estruturais recentemente, ocasionados pelas chuvas.

“Vamos aguardar o envio desses documentos para analisar quais serão os próximos passos que o Focco/AL irá traçar”, disse o coordenador do Fórum Gustavo Santos.

Durante a reunião, Paulo Teixeira também falou sobre a Rede Materno Infantil e a Rede de Urgência e Emergência, sobre o déficit de leitos, a política de realização de exames, contratação de pessoal, novos hospitais, etc.

Membros do Focco/AL fizeram diversos questionamentos sobre os problemas de saúde que atingem Alagoas e colocaram algumas preocupações como por exemplo, se o Governo tem condições de manter os novos hospitais que estão em construção no Estado, uma vez que os que já estão funcionando apresentam problemas de falta de equipamentos e insumos, o que dificulta o atendimento à população. “Não basta só construir, tem que manter”, enfatizou Valéria Bezerra, integrante do Fórum.

Paulo Teixeira respondeu que sim, e que a administração e manutenção desses novos equipamentos será de responsabilidade das OSs (Organizações Sociais), embora tenha ressaltado que OS não significa êxito, é preciso ter uma fiscalização eficiente.

O assessor técnico do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Consems), Joelson Lisboa, também atendeu ao convite do Focco/AL e esteve presente à reunião, trazendo informações sobre as dificuldades e as preocupações entorno do atendimento à saúde pública.

As reuniões do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas acontece na primeira terça-feira de cada mês.

TEXTO: Ascom Focco/AL

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dia Internacional Contra a Corrupção

  O Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas – Focco/AL convida todos os interessados para participarem das atividades comemorativas do Dia Internacional Contra a