Skip to content
  • Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • Primeira reunião ordinária do Focco em 2013 elege nova diretoria

Primeira reunião ordinária do Focco em 2013 elege nova diretoria

COMPARTILHE

Encontro foi realizado no auditório do Tribunal de Contas da União, no último dia 5

A primeira reunião ordinária do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco/AL) neste ano, realizada no último dia 5, no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU/AL), teve como pauta principal a eleição da Comissão Executiva da entidade. A controladora-geral do Estado, Rosa Tenório, participou da escolha que definiu o grupo que ficará a frente da instituição durante um ano, a partir do próximo mês.

No encontro, ficou decidido que a coordenação-geral da Comissão Executiva será representada por Wagner Martins Moraes, secretário executivo do TCU em Alagoas. Já a vaga de coordenador-adjunto passa a ser ocupada por Fernando Teles de Farias, representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos.

Na função de primeiro secretário, quem assume o cargo é Enio Andrade Pimenta, procurador do Ministério Público de Contas de Alagoas, e a segunda secretária será Nadja Lúcia Peixoto, representante da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Wagner Martins agradeceu os votos e prometeu trabalhar para agregar os órgãos e avançar no trabalho desenvolvido pelo Focco.

Para Rosa Tenório, o grupo contribuirá para dar continuidade ao trabalho realizado. “O Focco é uma entidade de grande importância para o combate à corrupção no nosso Estado. Temos um novo grupo e também novos desafios que contarão com o apoio de todas as entidades que fazem parte deste Fórum”, ressalta ainda.

A eleição da Coordenação Executiva do Focco ocorre todos os anos. Em 2013, foi antecipada em um mês devido à saída do secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União, Ricardo Fahr, da coordenação-geral da instituição.

Ricardo Fahr, que agora compõe o TCU em Brasília, integrava a Comissão em conjunto com Pedro Guido, presidente do Instituto Silvio Vianna; Gustavo Santos, primeiro secretário, do MP de Contas de Alagoas; e Cláudio Pacheco Vilhena, chefe da Controladoria-Regional da União no Estado de Alagoas.

OUTROS PONTOS
Na reunião também foram discutidas as realizações da entidade em 2012 e as ações que serão desempenhadas neste ano. O coordenador-adjunto, Pedro Guido, fez uma breve exposição sobre a Caravana da Cidadania e da importância do Dia Internacional de Combate à Corrupção, em dezembro passado, para o Parlamento Jobvem – projeto da entidade que visa promover a consciência crítica dos jovens para que participem das atividades e discussões relacionadas ao controle social das políticas públicas e do patrimônio público.

“A última atividade que realizamos, o evento em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, no fim do ano passado, foi muito importante para fortalecer o Parlamento Jovem em Alagoas, projeto que envolve também os professores, conselheiros, sociedade civil organizada, agentes públicos e autônomos”, disse Pedro Guido.

Ainda durante a reunião, os representantes do Focco aprovaram a adesão da Secretaria Municipal de Controle Interno de Maceió no Focco. Pelo órgão estiveram presentes o controlador-geral, Carlos Júnior Spergiorin Silveira, e o controador-adjunto, Fellipe Mamede.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Controladoria Geral do Estado de Alagoas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dia Internacional Contra a Corrupção

  O Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas – Focco/AL convida todos os interessados para participarem das atividades comemorativas do Dia Internacional Contra a