Skip to content
  • Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • Promotoria de Penedo instaura inquérito civil público para apurar supostas falhas em Portal da Transparência

Promotoria de Penedo instaura inquérito civil público para apurar supostas falhas em Portal da Transparência

COMPARTILHE

Promotor de Justiça Adriano Jorge Correira

Promotor de Justiça Adriano Jorge Correira

Por: Rafael Cavalcanti Barreto – MPE – 07/10/2014

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Penedo, instaurou, nesta terça-feira (7), inquérito civil público para investigar suposto ato de improbidade administrativa cometido pela Prefeitura Municipal e pela Câmara Municipal de Vereadores, que não estariam atualizando o Portal da Transparência do município de modo adequado.

O vereador penedense Antônio Nelson Filho disse ao MPE/AL que o prefeito Március Beltrão Siqueira e o presidente da Câmara, Alcides Andrade Neto têm atrasado a atualização da página e a entrega de relatórios bimestrais de execução orçamentária aos parlamentares, o que contraria a Lei Orgânica de Penedo.

Ainda segundo o parlamentar, os chefes dos Poderes Executivo e Legislativo também descumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Acesso à Informação ao deixar de repassar informações orçamentárias e financeiras do município a interessados.

Caso a denúncia esteja correta, Prefeitura e Câmara teriam deixado de atender à Recomendação Conjunta dos Ministérios Públicos Estadual, Federal e de Contas, que trata da obrigatoriedade de implantação e alimentação de Portal da Transparência nos municípios.

Para embasar a investigação, o promotor de Justiça Adriano Jorge Correira solicitou aos dois poderes de Penedo o processo licitatório e o contrato com a empresa responsável pela manutenção do portal da transparência do município. Ele também pediu o histórico de atualizações do referido portal referente aos anos de 2013 e 2014, além da Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores.

A depender do resultado do inquérito, o MPE/AL pode ajuizar uma ação civil pública em desfavor do prefeito e dos componentes da Mesa Diretora da Câmara Municipal por ato de improbidade administrativa.

Leia em: http://www.mpal.mp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1796:promotoria-de-penedo-instaura-inquerito-civil-publico-para-apurar-falhas-em-portal-da-transparencia&catid=10:noticias-em-destaque&Itemid=6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dia Internacional Contra a Corrupção

  O Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas – Focco/AL convida todos os interessados para participarem das atividades comemorativas do Dia Internacional Contra a