Skip to content
  • Home
  • >
  • Fotos
  • >
  • Uneal realiza aula inaugural do Parlamento Jovem Universitário

Uneal realiza aula inaugural do Parlamento Jovem Universitário

COMPARTILHE

PJU UNEAL 2017

Prof. Felipe Cavalcante e coordenador do Focco, José Carlos Castro

Com informações da Professora Nadja Peixoto – 

A Universidade Estadual de Alagoas realizou a aula inaugural do Parlamento Jovem Universitário (PJU-UNEAL), biênio 2017/2018. O evento ocorreu na quinta-feira, 16 de novembro,, no miniauditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas – ESMAL. O tema da aula “Funcionamento do Estado e Funções dos Poderes”, foi proferido pelo prof. Felipe Cavalcante, para alunos dos cursos de Administração Pública, e de Direito, do CAMPUS VI – Maceió.

O Parlamento Jovem Universitário (PJU), projeto proposto pela Comissão e Capacitação do Focco tem atraído muitos jovens discentes das instituições públicas de nível superior em nosso Estado, quer pela temática central abordada – ‘O Controle Soceial’, quer pela exigência curricular em complementar a carga horária de ensino dos cursos, com trabalhos de pesquisa e extensão. A integrante do Focco e professora da Uneal,  Professora Nadja Peixoto, resumiu a inciativa numa citação sobre sabedoria: “Sábio é aquele que quanto mais adquire conhecimento, mais reconhece que pouco ou nada sabe, e assim muito mais quer conhecer”.

O PJU é um projeto educacional criado em 2011 pelo FOCCO-AL, com o objetivo de capacitar a sociedade a partir da escola, desenvolvendo uma consciência crítica sobre a necessidade do acompanhamento das contas públicas municipais, sobretudo nas áreas de educação, saúde, assistência social, dentre outras, a exemplo do que se espera de um bom parlamentar.

No biênio 2015-2016 foram capacitados e diplomados aproximadamente 60 (sessenta) alunos, universitários de diversos cursos da UFAL, UNEAL e IFAL.

Na aula inaugural desta quinta-feira estiveram presentes representantes do FOCCO – o coordenador geral, Dr José Carlos Castro (MPE), e 04 (quatro) membros da Comissão de Capacitação: Pedro Guido (ISV), Fernando Teles (Arquidicose de Maceió), Valéria Bezerra (Receita Federal), e Nadja Peixoto (UNEAL), além dos professores da UNEAL – o diretor do Campus, Édel Guilherme, Ana Carolina (vice diretora), Felipe Cavalcante (vice coordenador de Direito), e Uedson Nomeriano (prof de Língua Portuguesa).

As aulas serão retomadas no início do próximo período letivo, cujo curso completo contemplará aproximadamente 45 horas/aula, entre conteúdo e prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dia Internacional Contra a Corrupção

  O Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas – Focco/AL convida todos os interessados para participarem das atividades comemorativas do Dia Internacional Contra a