Skip to content
  • Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • Advogado da União fala sobre o papel das instituições no combate à corrupção

Advogado da União fala sobre o papel das instituições no combate à corrupção

COMPARTILHE

Ana Rita Moura – Ascom/CGE-AL

O advogado e vice-diretor da Escola da Advocacia-Geral da União (AGU), André Luiz de Almeida Mendonça, é um dos convidados do seminário promovido pela Controladoria Geral da União (CGU), como parte das ações em apoio ao Dia Internacional Contra a Corrupção. Dentro do evento, o advogado palestra sobre o “Papel das Instituições Democráticas no Combate à Corrupção”, nesta terça-feira, 09/12, no Planetário, em Arapiraca.

Voltado para agentes públicos, estudantes, conselheiros e sociedade alagoana, o seminário tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de atitudes e de habilidades necessárias ao exercício de direitos e deveres na relação recíproca entre o Cidadão e o Estado. Além de compartilhar os avanços e estratégias na execução de ações de integridade, transparência, acesso à informação e de fortalecimento da gestão pública e do controle social.

“Numa comparação entre o Brasil e outros países em questões relacionadas à corrupção percebemos que a relação entre a corrupção, nível da educação, IDH e índices de governança. O Brasil tem um problema estrutural que repercute nos índices de corrupção enfrentados pelo país; e mais: esse problema se agravou nos últimos dois anos e precisa ser seriamente enfrentado pelas instituições democráticas”, explica Mendonça.

Segundo o advogado, a relação que necessita ser estabelecida entre essas instituições e a sociedade, bem como as bases para uma atuação capaz de reduzir os índices de corrupção no país também será tratada em na sua exposição. “Cada membro da sociedade deve sentir-se parte do problema e da própria solução deste problema. Em outras palavras, corresponsável. É preciso que o cidadão seja ao mesmo tempo fiscalizador das instituições e dos seus atos durante suas atividades cotidianas”, esclarece.

Painéis

Além do vice-Diretor da Escola da Advocacia-Geral da União, o advogado da União André Luiz Mendonça, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Sérgio Jucá, abordará o tema “O Combate à Corrupção no Estado de Alagoas: atuação do Ministério Público Estadual, resultados alcançados, parcerias, dificuldades, o papel do cidadão, e o que precisa avançar”.

Após os painéis será realizado um debate entre os participantes tendo como mediador o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Focco/AL, Antônio Carlos Gouveia. Em seguida, integrantes do Parlamento Jovem, em parceria com o Grupo de Educação Fiscal da Receita Federal apresentarão o teatro de fantoches “Dona Formiga, Compadre Tatu e o Imposto de Renda”, encerrando a programação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dia Internacional Contra a Corrupção

  O Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas – Focco/AL convida todos os interessados para participarem das atividades comemorativas do Dia Internacional Contra a