Skip to content
  • Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • Congresso nacional abordará o papel dos órgãos de controle externo no combate à corrupção

Congresso nacional abordará o papel dos órgãos de controle externo no combate à corrupção

COMPARTILHE

Ascom/ CGE
Ana Rita Moura

Nesta quarta-feira (26/11) acontece a abertura do XII Congresso Nacional do Ministério Público de Contas. O evento, que se estende até o dia 28, tem o objetivo de promover um debate sobre o papel dos órgãos de controle externo no combate à corrupção e na efetivação das políticas públicas no Brasil. O Ministério Público de Contas é membro do Fórum de Combate à Corrupção.

O XII Congresso Nacional do Ministério Público de Contas é promovido pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) e organizado pelo Ministério Público de Contas do Estado de Alagoas (MPC/AL). A abertura será realizada às 19h, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió pelo Juiz de direito no Maranhão, um dos autores da Lei da Ficha Limpa e fundador do Movimento de Combate à Corrupção, Marlon Reis.

Na sequência, Antônio Anastasia, mestre em Direito pela UFMG e ex-governador do estado de Minas Gerais, abordará o tema “Políticas Públicas e o papel dos órgãos de controle externo”. O primeiro dia do evento será encerrado com a palestra de Marçal Justen Filho, doutor em Direito pela PUC-SP e advogado, com o tema “Licitações Públicas: mudanças necessárias”.

Durante o Congresso Nacional serão realizadas 14 conferências. E ainda, temáticas sobre Lei de Acesso à informação, Portais da Transparência, aspectos relevantes da Lei Anticorrupção e fiscalização do patrimônio ambiental, a atuação do Ministério Público no combate à corrupção e na defesa dos direitos fundamentais, responsabilidade fiscal, Lei de Improbidade Administrativa, sustentabilidade e fiscalização do patrimônio ambiental, licitações públicas e serviços sociais autônomos.

No dia 28, sexta-feira, às 9h, o Ministério Público Estadual de Alagoas vai participar do evento na condição de debatedor. O procurador da República e presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Alexandre Camanho de Assis, ministrará palestra sobre a ‘Atuação do MP no combate à corrupção’. Os debatedores do assunto serão a promotora de Justiça do Ministério Público Estadual de Alagoas Karla Padilha e Rodrigo Tenório, procurador-chefe do MPF/AL.

Profissionais gabaritados

O Congresso trará ainda juristas e profissionais renomados no campo do Direito. Dentre eles, Bruno Dantas, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP; Aroldo Cedraz, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e doutor em Medicina Veterinária em Hannover (Alemanha) e técnico em contabilidade pela Fundação de Visconde de Cairu/BA; Jarbas Soares Júnior, membro do Conselho Nacional do Ministério Público, procurador de Justiça de Minas Gerais e presidente da Abrampa; Fábio George Cruz Nóbrega, membro do Conselho Nacional do Ministério Público e procurador regional da República; Juarez Freitas, pós-doutor na Universidade de Milão e presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público; Heleno Taveira Torres, doutor em Direito Tributário pela PUC-SP e advogado; Ricardo Alexandre, procurador do MPC/PE e instrutor da ESAF; Humberto Martins, ministro do STJ e vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Sálvio de Figueiredo Teixeira – ENFAM; e Mauro Luiz Campbell Marques, ministro do STJ, presidente da 2ª Turma e membro da Comissão de Jurisprudência.

Para o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Alagoas, Pedro Barbosa Neto, o evento deve repercutir junto à sociedade a consciência do papel constitucional de cada instituição e cidadão para a condução de políticas públicas de controle e de combate aos atos que provocam dano ao erário público. “Sem medo de errar podemos dizer que a corrupção tende a ser mais intensa, a medida que os mecanismos de controle social e o trabalho das instituições se tornam mais frágeis. É por isso que é tão importante que cada órgão e a sociedade civil organizada estejam atentos e vigilantes na fiscalização do dinheiro público. E, claro, que cada instituição, dentro da sua atribuição, aja com rigor quando a situação fática apresentada assim exigir”, pontuou o procurador.

Parceiros

São parceiros do evento, o Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), Controladoria-Geral da União em Alagoas (CGU/AL), Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB/AL), Associação do Ministério Público do Estado de Alagoas (AMPAL/AL), Associação Alagoana de Magistrados (ALMAGIS), SEBRAE Alagoas, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Hotel Ritz Lagoa da Anta, ITAN, Unimed, Usina Coruripe, Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE/AL), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Centro Universitário (CESMAC), Organizações Arnon de Mello e Faculdade Integrada Tiradentes (FITS).

Serviço

XII Congresso Nacional do Ministério Público de Contas

Data: De 26 a 28 de novembro de 2014

Local: Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió

Inscrições: (82) 3241-9231 ou cnmpc2014@mpc.al.gov.br

Informações: (82) 3241-9231 (Ministério Público de Contas do Estado de Alagoas). E-mail: ministeriopublico@mpc.al.gov.br 

mpc.al.gov.br/congressompc/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dia Internacional Contra a Corrupção

  O Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas – Focco/AL convida todos os interessados para participarem das atividades comemorativas do Dia Internacional Contra a