Skip to content
  • Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • Educação estadual participa de reunião referente ao Parlamento Jovem

Educação estadual participa de reunião referente ao Parlamento Jovem

COMPARTILHE

Educação estadual participa de reunião referente ao Parlamento Jovem por Divulgação (17/11/2010 12:05) Socializar informações referentes ao Parlamento Jovem com escolas da rede pública municipal e com a 1ª, 13ª, 14ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), situadas em Maceió.

Este foi o objetivo de uma reunião realizada na Secretaria Municipal de Educação (Semed). As informações são da gerente de Integração Escola/Comunidade da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Maria Edilene Almeida. Ela destaca que a SEE é parceira do Projeto Parlamento Jovem, idealizado pelo Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco/AL), que objetiva capacitar a sociedade, sobretudo os jovens, desenvolvendo uma consciência crítica sobre a necessidade da participação popular no acompanhamento das políticas públicas municipais, principalmente nas áreas de educação, merenda escolar, saúde, assistência social, criança e adolescente, dentre outras.

Edilene revela ainda que o Parlamento Jovem será composto por alunos da faixa etária entre 16 e 22 anos, de escolas públicas e particulares. “A escolha dos alunos será feita em cada escola participante; a escola fará uma eleição e registrará em ata o resultado”. Almeida assegura que os mais votados irão participar de uma nova escolha para a formação do Parlamento Jovem. A gerente evidencia também que o número de parlamentares jovens será igual ao de vereadores de Maceió e que eles serão empossados no próximo dia 15 de dezembro.

“Ação semelhante já aconteceu nos municípios de União dos Palmares, Viçosa e Penedo. O Parlamento Jovem entenderá as principais funções de um vereador, ou seja, crias as leis e fiscalizar a aplicação do dinheiro público”, frisa. Participantes Os integrantes do Parlamento Jovem serão treinados por autoridades e professores capacitados.

Os palestrantes, todos voluntários, são professores universitários, advogados, delegados da Polícia Federal, promotores públicos, procuradores da República, juízes, advogados da União, auditores da Receita Federal, da Secretaria de Estado da Fazendo (Sefaz), do Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado (TCE), procuradores de Estado e do Trabalho, dentre outros.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dia Internacional Contra a Corrupção

  O Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas – Focco/AL convida todos os interessados para participarem das atividades comemorativas do Dia Internacional Contra a