Skip to content
  • Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • FOCCO-AL: Secretário destaca resolução que veda saques “na boca do caixa”

FOCCO-AL: Secretário destaca resolução que veda saques “na boca do caixa”

COMPARTILHE

Fellipe Mamede - Secretário Municipal do Controle Interno - SMCI Foto: Pei Fon Secom/Maceió

O secretário municipal de Controle Interno de Maceió, Fellipe Mamede, participou, nesta terça-feira (05), de mais uma reunião ordinária do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (FOCCO-AL), que reúne instituições ligadas ao controle e fiscalização da gestão pública.

O encontro aconteceu no auditório da Controladoria Geral da União (CGU) com o intuito de viabilizar a troca de informações e de estratégias de prevenção e combate à corrupção, por meio de ferramentas como a fiscalização institucional e o controle social do repasse e aplicação de recursos públicos.

 

Um dos encaminhamentos da reunião desta terça do FOCCO-AL foi a divulgação por parte de todos os órgãos e instituições integrantes do Fórum da resolução aprovada pelo Tribunal de Contas o Estado (TCE), que proíbe saques realizados por órgãos públicos mediante saque de cheque nominal endossados pelos mesmos na modalidade conhecida popularmente como saque na “boca do caixa”. O descumprimento da resolução pode ocasionar situações como a imposição de multa, implicação do ato de improbidade administrativa entre outras punições.

 

A resolução nº 006/2013 foi aprovada pelo pleno do TCE-AL e publicada no Diário Oficial do TCE/AL, dia 27 de setembro, data em que começou a vigorar.

 

Além de lembrar que a ampla divulgação da resolução foi uma mobilização definida pelos próprios membros do Fórum, o secretário pontuou quais benefícios a iniciativa trará para a sociedade. “A demanda apresentada pelo FOCCO/AL resultou nessa medida, que evita que os recursos públicos sejam utilizados sem muito controle. Sem a resolução, dificulta o acompanhamento de para quem se destina aquele recurso e se aquela despesa foi contratada regularmente”, frisou.

 

Fonte: Secom Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dia Internacional Contra a Corrupção

  O Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas – Focco/AL convida todos os interessados para participarem das atividades comemorativas do Dia Internacional Contra a